Treinando seu cérebro para ser um acadêmico mais inteligente a cada dia

 · 

3 min read

Você ingressou na pós-graduação com uma certeza: “vou estudar muito e me tornar cada dia mais inteligente”. Eis que sua rotina começou a ser: acordar cedo, dias cheios de leituras, reuniões com o orientador e escrever e escrever. Você começou a ter a sensação que está apenas sobrevivendo a uma rotina, e o desejo de ser um acadêmico mais inteligente a cada dia parece cada vez mais distante.
 
Mas, o que você ainda não percebeu é que o seu desenvolvimento intelectual não está em uma explosão de insights ao longo de uma rotina engessada. O que você precisa é criar rituais diários simples, que irão reforçar padrões de pensamentos e aprimorar seus argumentos, lhe tornando um acadêmico mais inteligente a cada dia.
 
notion image
Foto tirada por Marília Marinho.

Comece por aprimorar as suas habilidades de observação

Essa habilidade pode ser aprimorada, sobretudo, durante as suas leituras. Um acadêmico mais inteligente deve ser capaz de observar com criticidade estudos da sua área. Porém, não se trata apenas de acumular críticas, mas, por exemplo, fazer perguntas mais objetivas:
  • Esse trabalho está ignorando alguma variável ou método importante?
  • Existem suposições teóricas que podem estar erradas?
 
Essas perguntas vão melhorando, quanto mais você as elabora. Aliás, já temos por aqui um post sobre como fazer melhores perguntas. Se você ainda não leu, corre lá!

Não deixe escapar nenhuma das suas ideias

Quem nunca estava no banho e teve uma ideia para escrever um artigo? Ou até estava em uma palestra e surgiram novos insights sobre a sua pesquisa? Então, não deixe esses pensamentos escaparem, registre-os.
 
Você pode se deixar levar por “vou me lembrar disso mais tarde”. No entanto, é bem provável que, na manhã seguinte, essas ideias já tenham se dispersado. Por isso, tenha um caderno (ou até um bloco de notas no celular) sempre por perto. Mas, não basta apenas registrar — retorne a essas ideias e reflita sobre elas. Um acadêmico mais inteligente consegue progressos reais para a sua pesquisa preservando ideias que, mais tarde, podem se transformar em argumentos completos.

Leia com profundidade

Fuja da ideia de ler inúmeros artigos, destacando trechos que nunca serão analisados. Ler menos artigos, mas com profundidade, te trará conexões mais intensas com suas próprias produções, colaborando para que, mais tarde, você lembre de teorias e métodos importantes.
 
Comece por verificar referências, destacar evidências conflitantes. Torne os momentos de leitura mais interativos, que, por consequência, se tornarão mais profundos. Assim, você cria fortes contribuições para a sua escrita, conforme interpreta a relevância e limitações das suas leituras. Isso melhora a sua capacidade de síntese — habilidade que, com certeza, te tornará um acadêmico mais inteligente a cada dia.

Faça uma autoavaliação diária

Apesar de uma rotina exaustiva, reserve pelo menos 10 minutos antes de dormir para fazer uma autoavaliação simples. Se pergunte:
  • O que aconteceu hoje? Descreva tarefas simples, mas significativas do seu dia, como: refinar uma seção do seu texto, conversar com um colega sobre a possibilidade de um projeto compartilhado.
  • Quais foram minhas maiores distrações? Talvez você tenha participado de reuniões que poderiam ter sido uma troca de e-mails.
  • O que posso melhorar amanhã? Delimite também tarefas simples, seja mandar um e-mail importante ou marcar momentos de escrita ao longo do dia.
 
Isso vai te ajudar a ser mais objetivo com as suas tarefas, na hora de definir prioridades, em vez de ficar ruminando sobre o que deu errado. E talvez você ainda não tenha se dado conta, mas isso fará muita diferença para que você se torne um acadêmico mais inteligente a cada dia.
 
Os prazos e desafios da pós-graduação não irão desaparecer com o tempo. Mas, à medida que você lida com eles com mais criticidade e intencionalidade, eleva sua capacidade intelectual de uma maneira muito mais eficaz. O que parece ser um momento de “Eureka!” irá se tornar um comprometimento com mudanças diárias simples que podem aguçar suas habilidades e, assim, te tornar um acadêmico cada dia mais inteligente.
 
Quantas pequenas mudanças você já vai começar a realizar a partir de amanhã?
 
👋🏻 Até o próximo post!