Table of Contents
Você já teve a sensação de estar sempre correndo atrás do tempo? Na vida acadêmica, cada novo semestre parece um novo acúmulo de prazos e leituras que se tornam impossíveis.
Agora, imagina escrever um capítulo do seu trabalho e depois simplesmente não conseguir encontrá-lo. Você digita por nome: nada! Por data: nada! Por pastas: nada! Fala sério: isso não é desesperador?! Fazer pesquisa não é uma tarefa apenas sobre método, criatividade, escrita; é também sobre gestão de projetos. E isso está totalmente ligado à sua capacidade de organização.

Imagem gerada por Napkin AI.
Neste post, vamos apresentar como o cultivo de alguns hábitos simples pode te ajudar a ser mais organizado na vida acadêmica!
1. Mente organizada = vida acadêmica organizada
Instale três aplicativos ao mesmo tempo que irão te ajudar a organizar sua mente.
Claro que você não precisa disso!
Tudo o que você precisa é apenas de lápis e papel. Anote tudo o que está ocupando espaço na sua cabeça: prazos importantes, leituras, escrita, reuniões. Não se preocupe muito com organização agora, só liste tudo o que vier à sua mente.
Esse exercício vai te ajudar a aliviar a sobrecarga mental e te dar mais clareza sobre as suas tarefas.
2. Tenha um sistema de organização simples e sustentável
Agora que você tem clareza sobre o que está ocupando a sua mente, vamos criar um sistema de organização. A palavra sistema pode te enganar, te fazendo acreditar que para ser um acadêmico mais organizado você precisa de um sistema robusto, à prova de falhas.
Mas, a organização que funciona é aquela que se adapta à sua realidade.
Você não precisa de nada glamouroso, mas funcional. Não importa se você prefere o Google Agenda ou apenas papel e lápis para organizar a sua semana; Notion ou Obsidian para fazer uma gestão do seu conhecimento na pós-graduação; Google Drive ou OneDrive para guardar documentos importantes; entre outras milhões de ferramentas para otimizar a sua organização.
No fim, o que importa é: tenha espaços (físicos/digitais) confiáveis onde sua vida acadêmica deve está estruturada, para que você possa acompanhar o desenvolvimento e o progresso das suas tarefas.
3. Não seja seu carrasco
Ter um sistema de organização não quer dizer ser infalível. Você pode planejar o seu dia e ele não sair como esperado.
Está tudo bem.
Falhas na rotina não desmontam o seu sistema de organização, elas só devem te fazer recalcular a rota. Mesmo que um dia não tenha sido como você pensou, se pergunte:
- Consegui cumprir alguma tarefa importante?
- Houve tarefas rápidas (mas importantes) que eu consegui concluir?
- Fiz alguma tarefa prazerosa?
Ter um sistema de organização sustentável não quer dizer, muitas vezes, concluir tudo. Se prender ao senso de conclusão pode te levar a ser seu próprio carrasco: “Falhei de novo, não consigo ser organizado!”. Em vez disso, tenha foco e leveza na sua organização, buscando terminar o dia com a sensação de dever cumprido, e não de dívidas acumuladas.
4. Avalie sempre
Ao fim de toda semana, reserve apenas alguns minutinhos para fazer uma revisão da sua organização.
Esse é o momento para você:
- Conferir prazos futuros;
- Reorganizar o que ficou pendente;
- Ajustar o que precisa mudar.
Isso é importante para que você siga fazendo a manutenção daquilo que está funcionando ou realize mudanças no que for necessário.
E, com o tempo, ser mais organizado na vida acadêmica vai se tornar parte do seu dia a dia.
…
Para ser mais organizado na vida acadêmica, você deve:
✅ Ter clareza sobre as suas principais tarefas;
✅ Se organizar de maneira funcional para você;
✅ Ter paciência com o seu processo;
✅ Fazer avaliações constantes.
Gostou do conteúdo?
Compartilha nas suas redes sociais, para que ele chegue a mais pessoas!
👋🏻 Até o próximo post!