4 passos para escrever de forma mais eficiente na Academia
·
3 min read
Table of Contents
Você já se viu encarando uma página em branco durante horas? Enquanto isso, o prazo para enviar o artigo se aproximava, e cada palavra parecia pesar toneladas. Você se via preso(a), reescrevendo o mesmo parágrafo inúmeras vezes, se sentindo exausto(a), improdutivo(a) e questionando se a escrita acadêmica era mesmo para você.
A verdade é que sobre a escrita acadêmica há uma complexidade desnecessária.
Escrever com eficiência não significa produzir páginas como uma máquina, mas saber para onde você está indo e escolher o melhor caminho para chegar lá. Isso significa que você precisa encontrar uma forma mais eficiente de escrever, um caminho que economize tempo e torne a escrita uma atividade menos trabalhosa.
Por isso, o que te falta não é capacidade — é método.
.png%3Ftable%3Dblock%26id%3D1e3724fa-4fa3-808c-9271-ea29e08fa3ce%26cache%3Dv2&w=1920&q=75)
Os 4 passos para escrever de forma mais eficiente:
1. Criando um plano de escrita
Diante dos prazos apertados, começar a escrever direto é tentador. Porém, essa escolha resultará em frustração. Troque essa tentação por um tempo dedicado à criação de um esboço. Isso quer dizer que você irá planejar seus movimentos antes de executá-los.
Esboço:
Seção 1: discutir o tema A.
Tópico A1;
Tópico A2;
Tópico A3
Concluir o último parágrafo discutindo sobre a ideia X, para relacionar com a seção 2.
Seu esboço não precisa ser muito elaborado, basta alguns tópicos indicando o que cada seção irá abordar. É interessante que você também planeje como fará a transição de uma seção para outra.
2. Elaborando rascunhos
Essa é a pedra no sapato dos perfeccionistas de plantão.
Rascunhos são para registrar suas ideias, não torná-las perfeitas. Permita que as coisas fiquem desajeitadas, para que sejam melhoradas com o tempo.
Provavelmente, seu primeiro rascunho não vai ficar bom — e te fará acreditar que a escrita acadêmica não é para você. Porém, continue. Você irá moldá-lo, pois o seu objetivo, agora, é o de simplesmente colocar palavras no papel.
3. Estabelecendo uma rotina de escrita
A escrita acadêmica eficiente não acontece em um momento de genialidade; ela é construída no dia a dia.
Por isso, ter uma rotina de escrita é fundamental:
- Tenha horários fixos para escrever;
- Cronometre o seu tempo de escrita, para ajudar na sua capacidade de concentração;
- Priorize escrever — deixe o momento de editar e revisar para depois.
4. Editando e revisando o texto
A edição e revisão são os passos em que o seu texto é polido.
Lembra que nós já conversamos sobre como você não deve fazer tudo de uma vez só? Então, esse é um princípio muito importante na arte de escrever de forma mais eficiente.
Divida esse passos em micro passos, tendo focos específicos:
- Estrutura e conteúdo. Os argumentos estão fluindo bem?
- Clareza. Outros pesquisadores da área entenderiam o que você está tentando dizer?
- Língua. Existe erros de digitação, problemas gramaticais e frases estranhas?
Experimente executar esses micro passos de forma espaçada. Revise e edite hoje, depois espere um dia para fazer novamente.
❗Você pode usar a tecnologia para otimizar o processo. Porém, o faça com cautela. Não deixe que ferramentas de IA pensem por você. As IAs podem ser grandes aliadas na busca de uma escrita mais eficiente, mas não devem ocupar o espaço de desenvolvimento da sua capacidade de raciocínio.
…
Para escrever de forma mais eficiente, hoje mesmo, comece a aplicar:
✅ Marque os conteúdos das seções do texto, para abordar as principais ideias que você deseja;
✅ Escreva sem se preocupar com regras;
✅ Use um cronômetro e se concentre na hora de escrever;
✅ Revise e edite por etapas, depois planeje outros momentos para refazer o processo.
👋🏻 Até o próximo post!